Você pode solicitar o programa Bolsa Família ao Governo Federal se fizer parte da população brasileira que está em situação de pobreza (renda mensal de até 170 reais por pessoa) ou de extrema pobreza (renda mensal de até 85 reais por pessoa).
Além disso, para poder participar do programa Bolsa Família rapidamente a sua família também precisa estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com dados atualizados em menos de 2 anos.
Os dados precisam, urgentemente, serem atualizados porque se assim não forem você pode ter problemas na hora de receber o dinheiro do Bolsa Família em um caixa eletrônico da Caixa.
Depois de se certificar sobre a sua situação de pobreza e estar com os dados atualizados na prefeitura da sua cidade, basta você procurar o responsável por esse programa na sua região para conseguir participar do programa Bolsa Família.
As suas condições serão analisadas e se estiverem corretas você receberá mensalmente os benefícios do programa social em uma conta da Caixa Econômica Federal, sendo que o saque poderá ser feito usando o cartão do Bolsa Família.
Como receber o dinheiro do Bolsa Família
Na parte superior deste conteúdo você aprendeu como participar do programa Bolsa Família considerando a sua situação financeira e também os requisitos obrigatórios para isso. Agora, vamos ver como receber os recursos.
Ao pedir para participar do Bolsa Família na sua cidade será exigido que você faça um cadastro, na qual devem ser apresentados documentos de identificação pessoal que fizeram parte do CadÚnico.
Se isso já foi feito você vai para a segunda etapa que tem que ser realizada antes de acontecer o pagamento do seu benefício do Bolsa Família, que é justamente sobre o processo de seleção.
O fato de você estar no CadÚnico não garante que você vai ter direito ao benefício do Bolsa Família porque a seleção é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que usa informações sigilosas.
Essa é uma seleção mensal e os critérios usados são muitos como a composição familiar e a renda geral de cada integrante da família, considerando ainda se as crianças estão na escola e se todos tem frequentado o SUS (Sistema Único de Saúde).
Se você não conseguiu ser selecionado para o programa Bolsa Família deve procurar novamente o responsável pelo assunto na sua cidade, podendo ser a prefeitura ou mesmo a Caixa.
Após atualizar as informações para que seja aceito no programa Bolsa Família, provando que a sua família vai poder contar com o benefício do programa, então, você vai receber o cartão Bolsa Família, que permite o saque dos recursos.
Quando receber o benefício do Bolsa Família
O dia do pagamento do seu benefício do programa Bolsa Família é definido com base no número do seu NIS – ou seja, você só poderá sacar o dinheiro a partir desse dia e o número está disponível no seu cartão.
Para ter mais informações sobre o programa Bolsa Família você pode entrar em contato com a Caixa Econômica Federal em uma das agências espalhadas pelo Brasil ou pelo 0800-726-0207.
Com informações da Caixa Econômica Federal